Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. (antónio casteleiro)           SEJA SOCIAL          PARTILHE este blog           COMENTE individualmente os textos ou passe pelo LIVRO DE VISITAS ...


Home » Costa de Prata

Costa de Prata

Costa de Prata

Alguns dos locais históricos e religiosos e das arquitecturas mais interessantes de Portugal podem ser encontrados nesta região, no centro do país.

AVEIRO, capital de distrito, outrora um grande porto marítimo, é conhecida pelo encanto dos seus canais e, especialmente, da ria, que liga ao mar esta cidade tranquila.

Na costa, a praia cosmopolita de Espinho é um local a visitar: há poucas dezenas de anos atrás, representava o que o Algarve, no Sul de Portugal, agora significa para muitos veraneantes portugueses.

A Mealhada é célebre pelos seus muitos restaurantes, onde bons vinhos e uma deliciosa especialidade, leitão assado, atraem muitos visitantes.

Santa Maria da Feira, cujo nome provém de animadas feiras realizadas mensalmente desde o século XII, gaba-se de um castelo romântico numa encosta arborizada, enquanto Ovar, agora bastante industrializada, ainda exibe vestígios de tradições rurais e apresenta um dos mais coloridos carnavais do país.

Este é um distrito de gente laboriosa, desde as indústrias têxtil e de calçado em redor de São João da Madeira até à vasta produção de leite em Vagos.

Se procura paisagens mais características, visite, por exemplo, Castelo de Paiva, povoação rodeada de vinhas em encostas, ou Arouca, onde jaz o corpo da rainha santa Mafalda, num mosteiro do século XII.

COIMBRA, capital de distrito e sede da mais antiga universidade do país, foi também o local de nascimento de seis reis e a capital portuguesa de 1139 a 1256. É, portanto, uma cidade cheia de interesse histórico, associado aos costumes coloridos dos estudantes que enchem as suas universidades.

Igualmente histórica é a Floresta Nacional do Buçaco, que já existia no século VI e contém centenas de espécies nativas e exóticas de árvores e arbustos, assim como, no seu centro, o Buçaco Palace Hotel, com a sua arquitectura romântica do século XIX e célebres murais e azulejos.

Mais a sul, a Figueira da Foz é uma estância de férias conhecida, com um extenso areal branco e um mar que convida à prática de surf.

Montemor-o-Velho exibe um castelo construído principalmente no século XIV mas que conserva vestígios das ocupações dos mouros e romanos, enquanto Cantanhede é famosa pelos seus vinhos brancos e Conímbriga, perto de Coimbra, inclui as maiores escavações romanas do país, fornecendo uma imagem nítida de uma próspera cidade romana.

Através do distrito, há vários castelos interessantes e locais históricos a visitar, aliados a uma variedade de cenários florestais.

O distrito de Leiria, do litoral ao interior, tem uma ampla variedade de locais a visitar, incluindo diferentes cenários, monumentos e costumes.

Na costa, por exemplo, Peniche é um centro de pesca movimentado, onde pode apreciar as sensações de pescar no mar alto, comer em óptimos restaurantes de peixe e marisco ou apanhar um barco para visitar as pequenas e rochosas ilhas das Berlengas, uma reserva natural rodeada de águas límpidas.

A Nazaré é outro centro de pesca com uma praia espectacular que jaz sob escarpas íngremes, onde os pescadores ainda estendem as suas redes na areia e usam camisas de fazenda aos quadrados, e as mulheres vários saiotes.

Do tranquilo encanto da cidade de Leiria, com o seu antigo castelo, pode seguir-se para o magnífico mosteiro da Batalha, uma obra-prima da arquitectura gótica.

Outro mosteiro famoso fica em Alcobaça, com as suas linhas medievais simples e enorme igreja, que data de 1153.

As Caldas da Rainha são célebres pela sua loiça popular e frequentemente humorística, enquanto a Marinha Grande é conhecida pela sua indústria de vidro.

Não deixe de visitar Óbidos, uma vila encantadora de casinhas brancas no interior de muralhas acasteladas do século XIV.

Licença Creative Commons   Este trabalho de Antonio Casteleiro, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.antoniocasteleiro.com

   Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam respeitar uma opinião contraria. Antonio Casteleiro.