Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. (antónio casteleiro)           SEJA SOCIAL          PARTILHE este blog           COMENTE individualmente os textos ou passe pelo LIVRO DE VISITAS ...


Home » Destaque, Editorial

A vida cada momento!

6 Junho 2009 85.559 views Não Commentado

004.140x140Muitos filmes retratam a realidade e passam grandes verdades no meio de um clima de fantasia e ficção.

Quem assistiu a “Perfume de mulher”, deve lembrar a cena em que o personagem de Al Pacino, cego e apaixonado pelas sensações da vida, convida uma jovem mulher para dançar um tango. Ela inicialmente recusa, alegando que seu noivo está prestes a chegar… Ela não está realmente vivendo o momento, espera algo que ainda é futuro e que, por isso, poderá ou não se tornar real.

Ao ouvir a resposta, o personagem vivido por Al Pacino argumenta: “Mas, em um momento se vive uma vida!”

Frase breve, mas forte. É um apelo à vida, ao viver o aqui e agora, a usar bem o único momento real: o presente.

Como encontrar a alegria, se só corre atrás do tempo?

Como encontrar a alegria, se vivemos presos às lembranças de um passado ou preocupados com o que há de acontecer? Tudo passa e o que passou jamais retornará.

Cada dia é uma nova oportunidade de existir, de poder sentir o “perfume” de quem e do que gostamos, de poder ouvir a “música” da vida, em suas mais diferentes manifestações, de poder “dançar” com uma ou mais pessoas, através dos diversos encontros que podemos realizar.

Cada “agora” é a pista de dança onde podemos escolher o ritmo que queremos viver.

Lembro que o personagem do filme perdera a visão e, por perder, aprendeu o valor de cada minuto ganho em busca da realização de seus sonhos. Lembro que precisou vencer sua própria dor e aceitar as limitações que a cegueira lhe impunha, escolhendo recomeçar a se enamorar pela vida, em lugar de desistir de continuar vivendo.

Cada “agora” e cada dia são novas chances de “enxergar” o que e quem nos rodeia, mas com os olhos da alma, com os olhos da certeza em que “em um momento se pode viver uma vida!”

Quem me conhece sabe que sou o exemplo do que escrevo!

Licença Creative Commons   Este trabalho de Antonio Casteleiro, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.antoniocasteleiro.com

   Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam respeitar uma opinião contraria. Antonio Casteleiro.