Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. (antónio casteleiro)           SEJA SOCIAL          PARTILHE este blog           COMENTE individualmente os textos ou passe pelo LIVRO DE VISITAS ...


Home » Costa de Lisboa

Costa de Lisboa

Costa de LisboaLISBOA, a cidade mais visitada de Portugal, tem suficientes pontos de interesse (na capital e nos arredores) para a tornar um destino turístico por excelência.

A sua enorme variedade de locais a visitar, dos monumentos e museus a um vasto calendário cultural e todos os tipos de animação, este distrito oferece diferentes paisagens, tradições e diversões, apesar da rápida urbanização em redor da capital.

Os amantes da praia podem escolher entre Cascais e Estoril, mais cosmopolitas e cheios de bares e discotecas, as longas extensões de areia na Costa da Caparica ou, ainda, vilas de pescadores como a Ericeira, que ainda mantém algumas das suas velhas tradições.

As encostas de vegetação luxuriante de Sintra, com os seus belos palácios e parques, conduzem à costa rochosa que enfrenta o Atlântico.

Vila Franca de Xira, uma cidadezinha de aspecto modesto rodeada de indústrias, é conhecida como um centro de criação de cavalos e touros, e as suas touradas atraem muitos visitantes.

Um enorme palácio e mosteiro barroco domina a pequena cidade de Mafra; outro palácio real pode ser visto em Queluz, com a sua sumptuosa Sala do Trono e jardins elaborados.

O surf, o mergulho, a pesca e a equitação são actividades que se podem praticar neste distrito, que também oferece bons campos de golfe e uma grande variedade de diversões, das touradas às feiras regionais e festivais de arte e música.

SETUBAL, capital de Distrito, embora inclua zonas densamente urbanizadas que, por vezes, servem de “dormitório” para as pessoas que trabalham em redor da capital, como é o caso de Almada e do Barreiro, este distrito também inclui pequenos portos de pesca e mercados com uma grande variedade de peixe e marisco, e reservas naturais bem preservadas.

Dos primeiros, Sesimbra é um exemplo cheio de encanto, com a sua baía abrigada e ruas estreitas e íngremes. Tornou-se uma estância de férias popular, no Verão, e jaz nas encostas da Serra da Arrábida, onde foi estabelecido um parque natural. Aqui, pode-se apreciar um cenário belo e selvagem, onde predomina uma variedade de aves, arbustos e árvores, e, nas encostas a sul, vistas espectaculares sobre um mar límpido.

Para os que procuram sítios tranquilos, explorar as reservas naturais dos estuários dos rios Tejo e Sado constitui outra opção.

Palmela, conhecida pelo seu vinho, possui um castelo enorme no cimo de um monte de onde se avista quase toda a extensão da Serra da Arrábida; outra vista de cortar a respiração é a que se obtém do cimo das enormes escarpas do Cabo Espichel, um promontório desolado onde a terra termina abruptamente perante o Oceano Atlântico.

A sul do distrito, a caminho do Algarve, pode visitar-se a antiga cidade de Alcácer do Sal, com o seu castelo mourisco, ou parar em Sines, terra natal de Vasco da Gama, rodeada de praias soalheiras e vilas pitorescas.

Licença Creative Commons   Este trabalho de Antonio Casteleiro, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.antoniocasteleiro.com

   Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam respeitar uma opinião contraria. Antonio Casteleiro.