Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. (antónio casteleiro)           SEJA SOCIAL          PARTILHE este blog           COMENTE individualmente os textos ou passe pelo LIVRO DE VISITAS ...


Home » Editorial

Professor! qual a sua importãncia nos tempos de hoje?

29 Novembro 2008 43.157 views Não Commentado

Antonio CasteleiroQual é a sua importância num mundo repleto de informações, de avanços científicos e tecnológicos que atravessam oceanos com a rapidez espantosa de um livre acesso informatizado pela Internet?

Para mim, a sua importância reside em trabalhar o que está esquecido e relegado a um segundo plano por este mesmo mundo que progride, mas que não sei o quanto evolui.

Seu valor é resgatar o humano que se perde pelo individualismo crescente em uma sociedade que não se questiona, que parece periodizar o poder e o saber, sem se importar com o implantar de valores éticos e morais.

O valor do professor reside em “formar”, muito mais do que informar, e informar muito mais do que “enformar”, ou seja, sua importância aparece quando ele arrisca fazer com que seus alunos se consciencializem do que os rodeia, quando os instiga e os leva à dúvida, à inquietação, à contestação, ao questionamento.

Seu valor é imenso quando transmite o que sabe, de modo estimulante e consciente, reconhecendo que o que se estabelece entre mestres e seus aprendizes é antes de tudo uma relação de troca, porque ensinar também é, antes de tudo, aprender.

A importância do professor é proporcional à sua atuação enquanto educador, a quanto de coragem possui para fazer do educar um cato de cumplicidade, de troca e de vida,

O valor do professor transparece, quando ele educa e acolhe como missão orientar e incentivar jovens e crianças a descobrir suas potencialidades, quando exerce a sua capacidade de despertar no outro um sem-número de qualidades adormecidas.

Licença Creative Commons   Este trabalho de Antonio Casteleiro, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.antoniocasteleiro.com

   Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam respeitar uma opinião contraria. Antonio Casteleiro.