Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. (antónio casteleiro)           SEJA SOCIAL          PARTILHE este blog           COMENTE individualmente os textos ou passe pelo LIVRO DE VISITAS ...


Home » Editorial

O egoísmo tem o poder de destruir ou de dar alento ao ser humano!?

23 Fevereiro 2008 42.923 views Não Commentado

Antonio CasteleiroO egoísmo é uma exacerbação do ego, aquele lugarzinho onde estão registados todos os elogios que recebemos, as traduções que podemos fazer da vida social e de como ela nos responde e deseja que sejamos.

O egoísta quer sempre ter mais bens, sejam eles materiais ou de dominação, de poder, de influência, enfim. Portanto, é extremamente devastador no sentido de que a pessoa somente estará preocupada com o que lhe serve ou será lucrativo.

O egoísta não tem nenhuma disposição em dividir, participar de modo interativo com outros companheiros de jornada ou habitantes do planeta desde que isso não lhe proporcione dividendos.

A defesa de um egoísta jamais será satisfatória. Ele disseminará a divisão e em última análise, no futuro será também um ser isolado por tanta incapacidade de doar.

Conviver com o egoísta é certamente uma grande forma de ser um mártir. Além de tudo ele é um controlador e manipulador. https://antoniocasteleiro.com/como-sou/

Será que um dia haverá um remédio para o egoísmo? Será que haverá o dia em que conseguiremos olhar o outro à nossa imagem e semelhança? No fundo sabemos que o remédio está dentro de nós mesmos, e é de uma simplicidade imensa, temos só que agir usando a BOA VONTADE.

O dia que conseguirmos comemorar a vitória do outro como se nossa fosse, que conseguirmos alegrar-nos com a ascensão do outro como se fosse a nossa, que conseguirmos chorar com a dor do outro, sentindo-a na mesma intensidade, que conseguirmos…, que conseguirmos…, que conseguirmos…,

Quem sabe se  poderemos nos intitular: SERES HUMANOS.

 

Licença Creative Commons   Este trabalho de Antonio Casteleiro, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.antoniocasteleiro.com

   Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam respeitar uma opinião contraria. Antonio Casteleiro.