Home » Costa de Lisboa

Costa de Lisboa

Costa de LisboaLISBOA, a cidade mais visitada de Portugal, tem suficientes pontos de interesse (na capital e nos arredores) para a tornar um destino turístico por excelência.

A sua enorme variedade de locais a visitar, dos monumentos e museus a um vasto calendário cultural e todos os tipos de animação, este distrito oferece diferentes paisagens, tradições e diversões, apesar da rápida urbanização em redor da capital.

Os amantes da praia podem escolher entre Cascais e Estoril, mais cosmopolitas e cheios de bares e discotecas, as longas extensões de areia na Costa da Caparica ou, ainda, vilas de pescadores como a Ericeira, que ainda mantém algumas das suas velhas tradições.

As encostas de vegetação luxuriante de Sintra, com os seus belos palácios e parques, conduzem à costa rochosa que enfrenta o Atlântico.

Vila Franca de Xira, uma cidadezinha de aspecto modesto rodeada de indústrias, é conhecida como um centro de criação de cavalos e touros, e as suas touradas atraem muitos visitantes.

Um enorme palácio e mosteiro barroco domina a pequena cidade de Mafra; outro palácio real pode ser visto em Queluz, com a sua sumptuosa Sala do Trono e jardins elaborados.

O surf, o mergulho, a pesca e a equitação são actividades que se podem praticar neste distrito, que também oferece bons campos de golfe e uma grande variedade de diversões, das touradas às feiras regionais e festivais de arte e música.

SETUBAL, capital de Distrito, embora inclua zonas densamente urbanizadas que, por vezes, servem de “dormitório” para as pessoas que trabalham em redor da capital, como é o caso de Almada e do Barreiro, este distrito também inclui pequenos portos de pesca e mercados com uma grande variedade de peixe e marisco, e reservas naturais bem preservadas.

Dos primeiros, Sesimbra é um exemplo cheio de encanto, com a sua baía abrigada e ruas estreitas e íngremes. Tornou-se uma estância de férias popular, no Verão, e jaz nas encostas da Serra da Arrábida, onde foi estabelecido um parque natural. Aqui, pode-se apreciar um cenário belo e selvagem, onde predomina uma variedade de aves, arbustos e árvores, e, nas encostas a sul, vistas espectaculares sobre um mar límpido.

Para os que procuram sítios tranquilos, explorar as reservas naturais dos estuários dos rios Tejo e Sado constitui outra opção.

Palmela, conhecida pelo seu vinho, possui um castelo enorme no cimo de um monte de onde se avista quase toda a extensão da Serra da Arrábida; outra vista de cortar a respiração é a que se obtém do cimo das enormes escarpas do Cabo Espichel, um promontório desolado onde a terra termina abruptamente perante o Oceano Atlântico.

A sul do distrito, a caminho do Algarve, pode visitar-se a antiga cidade de Alcácer do Sal, com o seu castelo mourisco, ou parar em Sines, terra natal de Vasco da Gama, rodeada de praias soalheiras e vilas pitorescas.