Dicas-Segurança Ativa e Passiva “Atenção”
O que vou dizer agora, não reflete uma opinião minha apenas, mas de todos os motociclistas mais velhos e conscientes.
Não sou um motociclista apaixonado por determinados segmentos do motociclismo. Sou apaixonado pela arte de andar de moto.
Se você possui uma moto CUSTOM (choper), saiba que a sua opção é a mais perigosa que existe.
Uma moto custom(choper) possui características próprias que as proíbem de pilotagens semi esportivas ou esportivas. Andar de custom(choper), é andar sempre devagar e com muito cuidado. Se você bater de frente com uma custom(choper), (em qualquer velocidade), vai carregar o guiador com sua barriga.
Se você ver um buraco muito “em cima”,… desviar pode significar o “descolamento” do pneu traseiro do chão, e conseqüentemente um tombo. Se tentar tirar o corpo da moto para reduzir o impacto, vai descobrir que as pedaleiras adiantadas das custom(choper) não lhe permitem este tipo de manobra.
Como a traseira das custom(choper) é normalmente mais baixa que a dianteira, qualquer buraco vai dar um “baque” feroz na roda traseira.
Curvas de media velocidade podem assustar, pois eventualmente as pedaleiras raspam no chão. Um susto pode significar uma queda.
Tentar aplicar a regra de frenagem de 70% pressão na dianteira e 30% na traseira, não se aplica perfeitamente nas custon. O que faz a moto parar é o freio dianteiro, por causa da transferência de “peso” da traseira para a dianteira quando no acto da frenagem. Essa transferência não é muito aplicada numa custom, logo a roda dianteira tende a travar. Mas o charme de uma custom(choper) é algo inegável.
Apenas lembre,… se sua moto for custom(choper), foi feita para um longo passeio tranqüilo.