Dicas-Segurança Ativa e Passiva
O motociclista deve ter em mente dois tipos de segurança: ativa e passiva.
A mais importante das duas é a ativa, porém a passiva é um complemento da outra.
O que é isso? Você usa capacete, luvas, botas, óculos, roupas de couro e etc… Isso é a segurança passiva. Logo a segurança passiva é tudo aquilo que você usa naturalmente com a intenção de proteger-se de uma queda ou acidente, sem que haja a preocupação de “aprender” alguma técnica ou manha.
A segurança passiva é normalmente parcialmente obrigatória por lei, e ponto de orgulho para o motociclista experiente. São os equipamentos utilizados.
Você sabe usar bem a moto, derrapar controladamente, dominar sua máquina, respeitar seus próprios limites de velocidade e experiência, respeita a moto e suas limitações,… enfim, respeita o trânsito, sabe como agir em determinadas situações… isso é a segurança ativa.
A segurança ativa é o que salva sua vida no trânsito selvagem de hoje, ou nas estradas. Não adianta usar capacete, se você colocar sua cabeça na frente das rodas de um camion. Mas o capacete tira você de situações de distração. Ele ajuda a proteger sua cabeça, mas quem a protege é a sua capacidade de não se colocar em situações de risco. O “quente” é não cair.