Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. (antónio casteleiro)           SEJA SOCIAL          PARTILHE este blog           COMENTE individualmente os textos ou passe pelo LIVRO DE VISITAS ...


Home » Dicas

Dicas-Segurança Ativa e Passiva “Atenção”

18 Outubro 2006 28.881 views Não Commentado

antonio casteleiroATENÇÃO

O que vou dizer agora, não reflete uma opinião minha apenas, mas de todos os motociclistas mais velhos e conscientes.

Não sou um motociclista apaixonado por determinados segmentos do motociclismo. Sou apaixonado pela arte de andar de moto.

Se você possui uma moto CUSTOM (choper), saiba que a sua opção é a mais perigosa que existe.

Uma moto custom(choper) possui características próprias que as proíbem de pilotagens semi esportivas ou esportivas. Andar de custom(choper), é andar sempre devagar e com muito cuidado. Se você bater de frente com uma custom(choper), (em qualquer velocidade), vai carregar o guiador com sua barriga.

Se você ver um buraco muito “em cima”,… desviar pode significar o “descolamento” do pneu traseiro do chão, e conseqüentemente um tombo. Se tentar tirar o corpo da moto para reduzir o impacto, vai descobrir que as pedaleiras adiantadas das custom(choper) não lhe permitem este tipo de manobra.

Como a traseira das custom(choper) é normalmente mais baixa que a dianteira, qualquer buraco vai dar um “baque” feroz na roda traseira.

Curvas de media velocidade podem assustar, pois eventualmente as pedaleiras raspam no chão. Um susto pode significar uma queda.

Tentar aplicar a regra de frenagem de 70% pressão na dianteira e 30% na traseira, não se aplica perfeitamente nas custon. O que faz a moto parar é o freio dianteiro, por causa da transferência de “peso” da traseira para a dianteira quando no acto da frenagem. Essa transferência não é muito aplicada numa custom, logo a roda dianteira tende a travar. Mas o charme de uma custom(choper) é algo inegável.

Apenas lembre,… se sua moto for custom(choper), foi feita para um longo passeio tranqüilo.

Licença Creative Commons   Este trabalho de Antonio Casteleiro, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.antoniocasteleiro.com

   Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam respeitar uma opinião contraria. Antonio Casteleiro.