Dicas-Segurança Ativa e Passiva “Nos corredores”
No transito urbano, é comum pequenos engarrafamentos causados por sinais de transito (semáforos). Principalmente nas grandes cidades. Neste momento se formam corredores irresistíveis para o motociclista. Por que ficar preso no engarrafamento quando podemos ir pelo meio, naqueles imensos corredores formados?! Todos que andam no transito de moto acabam enfiando suas motos entre os carros cedo ou tarde. Então convém obedecer a algumas regras básicas ajuda a diminuir os riscos.
Não passe em alta velocidade entre os carros. Numa eventualidade você pode precisar travar,… e travar acima dos 30Kms/h entre os carros pode ser muito difícil. Você vai precisar de espaço para deslizar a roda traseira e controlar a moto. A velocidade ideal, é pouco acima da velocidade dos carros. Se eles estiverem parados o perigo é dobrado, pois comumente os motoristas estão “desligados”, ouvindo rádio, fumando,… e podem abrir a porta do carro, colocar o braço para fora, uma criança pode colocar a cabeça para fora ou fazer qualquer coisinha boba que pode lhe dar muita dor de cabeça.
Cuidado ao passar ao lado de autocarros parados. Algum espertinho pode passar pela frente dele tentando atravessar a rua e dar de cara com você.
Se você se desequilibrar entre um carro e um autocarro, opte sempre por encostar no autocarro. Ele tem a superfície mais lisa e poucos pontos para agarrar sua moto. Você tem muito mais chances de voltar a controlar sua moto e é sempre mais fácil “rolar” por baixo de um autocarro do que de um carro.
Observe os retrovisores. Nada mais desagradável do que destruir o retrovisor de alguém. Mais cedo ou mais tarde você pode encontrar esse condutor pela frente, e acredite, levar um “encostão” de um carro é muito chato e “doloroso”.
Alem disso, o condutor vai ficar com ódio de motociclo,… por sua causa. EVITE. Se encostar,… pare e arrume o retrovisor do carro. Se quebrar,… seja honesto,… pague!!!
Não troce com a cara dos motoristas presos no engarrafamento. Eles com certeza já estão muito revoltados por estarem presos no trânsito.
Não pare para discutir. Acredite,… não vale a pena.