Com ou sem humildade, cultive o ato de ouvir!
Você escuta ou acha que possui a verdade absoluta? O dom de ouvir revela onde estão as portas da sabedoria. Você acredita nisso? Essa inegável verdade, para muitos foi o grande diferencial para que os sonhos começassem a realizar-se.
Na vida, nas profissões, nas artes marciais, não é diferente. Dos erros surgem os acertos, das derrotas as vitórias, das vivências a experiência, do ato de ouvir a concretização e a certeza do saber.
Devido á minha forma de estar e de ver o mundo, procuro cada dia mais ouvir as experiências de pessoas que atravessaram os sete mares da vida em busca da felicidade.
Conversando (filosofando) com um amigo árabe, na ultima grande viagem que fiz (Junho e Julho deste ano) disse-lhe que a humildade é nisso, talvez, a mais religiosa das virtudes.
Esse amigo, de cultura diferente da minha, concordou inteiramente.
Porquê recusá-la? Somos tão pouca coisa, tão fracos, tão…
De uma forma ou de outra; com ou sem humildade, cultive o ato de ouvir!
Ouvir é mais produtivo que falar, em todos os níveis. A pessoa que sabe ouvir é mais simpática, conquista o interlocutor e, acima de tudo, acrescenta ao seu património cultural, a informação que o interlocutor exterioriza.
Geralmente ninguém se preocupa em ouvir. Ouvir não é fácil. Ouvir requer atenção, atitudes…
Saber ouvir dá bons resultados. O bom ouvinte é tão raro, que adquire prestígio capaz de influenciar pessoas e mover acontecimentos. Ouvir, é frequentemente, mais persuasivo do que falar.
Os mestres do passado diziam: “se quer aprender algo, não faça nada. Apenas escute, você aprenderá o que quer e o que não quer!” Em verdade, quando ouvimos, aprendemos a localizar melhor a sabedoria que já possuímos. Como dizia Galileu: “ nada podes ensinar a um homem; a não ser, ajudá-lo a descobrir as coisas dentro de si mesmo! ”