Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. (antónio casteleiro)           SEJA SOCIAL          PARTILHE este blog           COMENTE individualmente os textos ou passe pelo LIVRO DE VISITAS ...


Home » Dicas

Dicas-Segurança Ativa e Passiva “Pilotagem na chuva”

19 Outubro 2006 27.065 views Não Commentado

antonio casteleiroPILOTAGEM NA CHUVA

Pilotar na chuva não tem nada de especial. Desde que você lembre que o chão esta molhado!!!!!! E escorrega!!!!

Quando começa a chover, cria-se no asfalto uma fina camada de sujeira que é lavada em alguns minutos. É conveniente esperar o asfalto se “lavar” bem antes de continuar acelerando. Ande sempre nos “rastros” dos pneus dos automóveis. Por ali está sempre mais sempre mais seco.

Evite passar sob a tinta das faixas pintadas no asfalto. Escorregam horrores quando molhada

Existe um fenômeno natural chamado aquaplanagem. Significa que em velocidade mais elevadas seus pneus perdem o contato com o asfalto, e passam a tocar apenas a água. É como se sua moto estivesse deslizando sobre uma fina camada de água. Imagine tentar travar ou mudar de direcção bruscamente nesta situação.

Nunca ande muito na berma. Nunca se sabe quando tem um bueiro aberto esperando justamente sua “passagem”. Aliás, é conveniente evitar poças de água. O que será que tem embaixo? Vai querer descobrir com as rodas sua moto?!

Alguns travões costumam mudar de “comportamento” quando molhados. Lembre SEMPRE disso.

A aderência dos pneus da sua moto no asfalto diminuem com a chuva,… logo então você precisara de mais espaço para travar. Lembre SEMPRE disso.

Licença Creative Commons   Este trabalho de Antonio Casteleiro, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.antoniocasteleiro.com

   Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam respeitar uma opinião contraria. Antonio Casteleiro.