Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. (antónio casteleiro)           SEJA SOCIAL          PARTILHE este blog           COMENTE individualmente os textos ou passe pelo LIVRO DE VISITAS ...


Home » Editorial

É simplesmente imoral !

6 Setembro 2008 44.701 views Não Commentado

Antonio CasteleiroÉ simplesmente imoral, a distribuição da riqueza mundial. Para já não falar dos 5% de multimilionários que detêm 90% dessa mesma riqueza.

Nós que reclamamos da vida que levamos, mas que também somos ricos e temos o que muitos milhões de paupérrimos nunca sonharam. Nós que muitas vezes, compramos objetos que são completamente dispensáveis, exageramos na alimentação e desperdiçamos alimentos, trocamos de calçado, porque já não está moda. Vestimos e pagamos etiquetas.

Os pobres, não o são por opção. São-no pelo fatalismo de terem nascido pobres e integrados em sociedades destruturadas e que não lhes proporcionam as mesmas oportunidades. De quem será a culpa? Com certeza de todos nós, e sobretudo da sociedade de consumo em que estamos inseridos, dos grandes exploradores do homem.

O que seria possível fazer para melhorar esta situação de extrema pobreza? A ONU, deveria criar um fundo que a exemplo dos contribuintes privados, os países mais ricos teriam de pagar imposto de rendimento per capita em função do seu índice de riqueza. Esse dinheiro, teria que ser investido em alimentos e ajuda ao desenvolvimento dos países pobres. Países esses que continuam a ser explorados pelas grandes companhias multinacionais, nas mais diversas áreas e consequentemente exploram os povos desses mesmos países. Fazendo com que os pobres continuem sempre mais pobres e os ricos cada vez mais ricos.

Nós somos culpados, estimulamos o capitalismo imoral, ao ver jogos de futebol com multimilionários a darem uns chutos na bola, continuamos a adquirir produtos de marcas europeias e americanas, ainda que produzidas em países pobres, aonde as crianças não vão à escola e são obrigadas a trabalhar por uma côdea. A segurança no trabalho não é respeitada, não têm direitos sociais alguns!

Como vê, nós estimulamos este tipo de sociedade injusta e desigual. Eu já disse não, evito comprar marcas, sobretudo produzidas em países de mão-de-obra de baixo custo.

Ao ler este texto, com certeza ficará chocado, este mundo não é igual para todos. Medite e verifique que afinal você até é rico, dispõe de internet e tem computador, consequente acesso a mais informação e daí muito mais poder, para poder escolher a vida que para si e para a sua família deseja. Em suma você, tem meios, tem opções e acessos. Tem condições, de alterar o que quiser na sua forma de estar e ser.

É tempo de começar a alterar… É tempo de dizer BASTA.

Licença Creative Commons   Este trabalho de Antonio Casteleiro, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.antoniocasteleiro.com

   Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam respeitar uma opinião contraria. Antonio Casteleiro.