Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. (antónio casteleiro)           SEJA SOCIAL          PARTILHE este blog           COMENTE individualmente os textos ou passe pelo LIVRO DE VISITAS ...


Home » Natal

Natal… Pai Natal…

8 Dezembro 2007 44.728 views Não Commentado

Antonio CasteleiroA lenda do Pai Natal é muito antiga, segundo alguns estudiosos, sua origem é grega ou turca, mas não é isso que vamos falar neste post, o facto é que até 1930, o personagem Pai Natal era representado graficamente das mais variadas formas, não havendo uma imagem padrão.

Em 1931 para ilustrar sua campanha publicitária para as festas de fim de ano, a empresa Coca Cola contratou os serviços do artista gráfico Haddon Sundblon para que fosse criada uma imagem pictórica para o personagem Pai Natal.

Sungblon inspirou-se em um amigo, Lou Prentice, cidadão de meia-idade, gordo, de bochechas rosadas e barba branca para satisfazer a encomenda da Coca-Cola.

A indumentária era predominantemente vermelha, porque o vermelho é a cor da Coca-Cola!

Muito inteligentemente, a Coca-Cola não registou a imagem permitindo o seu uso público, e a tal figura se propagou de forma planetária.

A imagem de Pai Natal que conhecemos hoje, no mundo todo, e que nos invade todos os anos nesta época, nada mais, nada menos é do que uma criação de marketing da Coca-Cola!

O NATAL transformou-se numa data exclusivamente comercial e os noticiários só falam das compras, dos preços dos presentes e dos shoppings lotados.

O significado espiritual do NATAL perdeu-se no alvoroço dos interesses comerciais e publicitários.

E por falar em sentido espiritual do Natal, a data de 25 de Dezembro como o dia do nascimento de JESUS, também é uma convenção estabelecida pelo clero romano no século III.

É por isso que o autor deste blog, fica triste da forma como o Natal nos é empurrado para dentro de nós.

Nada mais é, praticamente, do que uma data a ser festejada pelo comércio!

DINHEIRO, DINHEIRO e mais DINHEIRO!

É a época em que nos preocupamos em comprar presentes para pessoas de quem não lembramos ou não damos a menor atenção o ano inteiro!

Também telefonamos ou mandamos cartões (ou agora modernamente e-mails), para gente com quem não nos comunicamos o resto do ano.

De vez em quando alguém tem uma surpresa desagradável, tentando comunicar-se com alguém que, infelizmente, faleceu desde o último NATAL, e nem sabíamos!

Também é época da campanha Natal sem fome, criada pelo genial e bem-intencionado sociólogo Bertinho (irmão do HENFIL), que pretende que ninguém fique sem comer no Natal!

É uma campanha muito boa para nos livrarmos de nossas culpas para com os menos favorecidos:

Damos comida no Natal e no resto do ano eles que se desenrasquem, com pouco, um quase nada de comer durante todo o ano..!!

Em vários lugares, nas ruas, os pobres (porque não dizer miseráveis?) podem fartar-se o ano todo com os restos do desperdício de quem pode fazer 5 refeições ao dia, comendo demais e pagando depois caras mensalidades em academias da estética para perder os quilos extras resultantes da gula, um dos 7 pecados capitais!

Este post é dedicado à passagem do NATAL e a todos vocês!

Porque o Ano Novo deve ser próspero?

Será que mais dinheiro nos tornará mais felizes?

Desejo que cada ser humano viva cada dia do ano como se fosse o último dia de sua vida!

Desejo que cada ser humano procure contribuir para a melhoria do Mundo, começando por melhorar a si próprio a cada minuto que viver!

Aproveitem seu tempo, mesmo que seja para não fazer nada e ficar quieto em casa apenas REFLETINDO sobre tudo. PENSAR é uma tarefa árdua, não é tão fácil como parece…!!!

Se chegar a alguma conclusão, compartilhe com aqueles que o cercam!

Corrija seus erros e busque melhorar em cada novo dia.

Lembrem-se de que o Natal, não é nada disso, conforme nos é apresentado pela mídia o tempo todo!

O Natal e o advento de um Novo Ano é tempo para reflexão e meditação, tempo de retiro espiritual e não de festas!

No Natal festeja-se o nascimento de Jesus (coisa de que a média não fala), e até mesmo para quem não é religioso, podemos lembrar que Jesus, o Cristo, fundou o Cristianismo, que se não for aceite como religião por alguns, é uma escola filosófica com ensinamentos éticos e morais que poderiam tornar a vida de todos muito melhor!

A espinha dorsal do Cristianismo, repousa no ensinamento amai o próximo como a ti mesmo! Tal máxima pode ser também entendida como não faças aos outros o que não gostarias que fizessem a ti mesmo!

Dedique ao menos um minuto de sua vida pensando em como seria o Mundo se todos os seres humanos norteassem suas vidas com base em tais ensinamentos!

Desejo a todos que todos tenham um bom Natal e uma boa Passagem de Ano, com momentos de reflexão e espiritualidade que deve repetir-se todos os dias do ano e não somente em 25 e 31 de Dezembro.

Que cada dia de nossas efémeras e insignificantes vidas, sejam um verdadeiro Natal e um constante recomeçar !!!

 

Licença Creative Commons   Este trabalho de Antonio Casteleiro, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.antoniocasteleiro.com

   Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam respeitar uma opinião contraria. Antonio Casteleiro.