Home » Natal

Natal… Pai Natal…

8 Dezembro 2007 4 Comentarios

Antonio CasteleiroA lenda do Pai Natal é muito antiga, segundo alguns estudiosos, sua origem é grega ou turca, mas não é isso que vamos falar neste post, o facto é que até 1930, o personagem Pai Natal era representado graficamente das mais variadas formas, não havendo uma imagem padrão.

Em 1931 para ilustrar sua campanha publicitária para as festas de fim de ano, a empresa Coca Cola contratou os serviços do artista gráfico Haddon Sundblon para que fosse criada uma imagem pictórica para o personagem Pai Natal.

Sungblon inspirou-se em um amigo, Lou Prentice, cidadão de meia-idade, gordo, de bochechas rosadas e barba branca para satisfazer a encomenda da Coca-Cola.

A indumentária era predominantemente vermelha, porque o vermelho é a cor da Coca-Cola!

Muito inteligentemente, a Coca-Cola não registou a imagem permitindo o seu uso público, e a tal figura se propagou de forma planetária.

A imagem de Pai Natal que conhecemos hoje, no mundo todo, e que nos invade todos os anos nesta época, nada mais, nada menos é do que uma criação de marketing da Coca-Cola!

O NATAL transformou-se numa data exclusivamente comercial e os noticiários só falam das compras, dos preços dos presentes e dos shoppings lotados.

O significado espiritual do NATAL perdeu-se no alvoroço dos interesses comerciais e publicitários.

E por falar em sentido espiritual do Natal, a data de 25 de Dezembro como o dia do nascimento de JESUS, também é uma convenção estabelecida pelo clero romano no século III.

É por isso que o autor deste blog, fica triste da forma como o Natal nos é empurrado para dentro de nós.

Nada mais é, praticamente, do que uma data a ser festejada pelo comércio!

DINHEIRO, DINHEIRO e mais DINHEIRO!

É a época em que nos preocupamos em comprar presentes para pessoas de quem não lembramos ou não damos a menor atenção o ano inteiro!

Também telefonamos ou mandamos cartões (ou agora modernamente e-mails), para gente com quem não nos comunicamos o resto do ano.

De vez em quando alguém tem uma surpresa desagradável, tentando comunicar-se com alguém que, infelizmente, faleceu desde o último NATAL, e nem sabíamos!

Também é época da campanha Natal sem fome, criada pelo genial e bem-intencionado sociólogo Bertinho (irmão do HENFIL), que pretende que ninguém fique sem comer no Natal!

É uma campanha muito boa para nos livrarmos de nossas culpas para com os menos favorecidos:

Damos comida no Natal e no resto do ano eles que se desenrasquem, com pouco, um quase nada de comer durante todo o ano..!!

Em vários lugares, nas ruas, os pobres (porque não dizer miseráveis?) podem fartar-se o ano todo com os restos do desperdício de quem pode fazer 5 refeições ao dia, comendo demais e pagando depois caras mensalidades em academias da estética para perder os quilos extras resultantes da gula, um dos 7 pecados capitais!

Este post é dedicado à passagem do NATAL e a todos vocês!

Porque o Ano Novo deve ser próspero?

Será que mais dinheiro nos tornará mais felizes?

Desejo que cada ser humano viva cada dia do ano como se fosse o último dia de sua vida!

Desejo que cada ser humano procure contribuir para a melhoria do Mundo, começando por melhorar a si próprio a cada minuto que viver!

Aproveitem seu tempo, mesmo que seja para não fazer nada e ficar quieto em casa apenas REFLETINDO sobre tudo. PENSAR é uma tarefa árdua, não é tão fácil como parece…!!!

Se chegar a alguma conclusão, compartilhe com aqueles que o cercam!

Corrija seus erros e busque melhorar em cada novo dia.

Lembrem-se de que o Natal, não é nada disso, conforme nos é apresentado pela mídia o tempo todo!

O Natal e o advento de um Novo Ano é tempo para reflexão e meditação, tempo de retiro espiritual e não de festas!

No Natal festeja-se o nascimento de Jesus (coisa de que a média não fala), e até mesmo para quem não é religioso, podemos lembrar que Jesus, o Cristo, fundou o Cristianismo, que se não for aceite como religião por alguns, é uma escola filosófica com ensinamentos éticos e morais que poderiam tornar a vida de todos muito melhor!

A espinha dorsal do Cristianismo, repousa no ensinamento amai o próximo como a ti mesmo! Tal máxima pode ser também entendida como não faças aos outros o que não gostarias que fizessem a ti mesmo!

Dedique ao menos um minuto de sua vida pensando em como seria o Mundo se todos os seres humanos norteassem suas vidas com base em tais ensinamentos!

Desejo a todos que todos tenham um bom Natal e uma boa Passagem de Ano, com momentos de reflexão e espiritualidade que deve repetir-se todos os dias do ano e não somente em 25 e 31 de Dezembro.

Que cada dia de nossas efémeras e insignificantes vidas, sejam um verdadeiro Natal e um constante recomeçar !!!

 

4 Comments »

  • Jaime de Albuquerque said:

    Caro Antonio Casteleiro

    Seus posts são sempre esperados, e não sendo habitual eu comentar, resolvi hoje faze-lo.
    Podia informar que a coca-cola apenas imitou a jogada feita por um papa no século III DC, pois sabidamente Cristo não nasceu em 25 de Dezembro, mas a Santa Igreja escolheu esta data para ofuscar as festas pagãs que ocorriam neste período naquela época.
    É ou não é uma atitude similar a da coca cola!!??
    Continue com os seus maravilhosos textos, eu não perco um.
    Já o leio á muitos anos.
    Felicidades para si.
    Jaime de Albuquerque
    Viana do Castelo

  • Rui Gomes said:

    Bom Natal e Prospero Ano Novo.
    Certamente a sua prosperidade será compartilhada conosco e com outros mais necessitados, como fez agora com esse belo texto.

  • Armandino Suzano said:

    Eu gostei e comovi-me,se esta verdade se tornasse verosímil , seria mais fácil acordar e sentir o verdadeiro perfume da liberdade. Um verdadeiro abraço acompanhado de um bom e verdadeiro Natal de um amigo para outro que não se conhecem….

  • Isabel Fernandes said:

    Fiquei emocionada ao ler este texto.
    Fez-me pensar e alterar um pouco o meu sentido de Natal.
    Seus textos são algo de maravilhoso, escritos sempre com o coração nas mãos, mas com grande objectividade a alvos definidos.
    Beijo-o com muita amizade e admiração.
    Sua fã
    Isabel Fernandes
    Coimbra

Deixe o seu comentario!

Coloque seu comentário abaixo, ou trackback a partir de seu próprio site. Você também pode subscribe to these comments via RSS.

Pode usar estas tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Este é um weblog Gravatar-permitido. Para obter seu próprio - mundialmente reconhecido - avatar, por favor registe-se emGravatar.