Home » Editorial, Politica

Porquê o meu voto nulo?

28 Setembro 2009 144.472 views Não Commentado

004.140x140004.140x140Porque quero que meu voto diga alguma coisa!

Se eu escolhesse este ou aquele político, talvez elegesse um ovo fresco para colocar na cesta de ovos podres. Todos sabemos o que acontece… O problema não é que alguns políticos sejam podres; o problema é que a maioria tem hábitos apodrecidos. Basta ver como votam e se protegem mutuamente. Como conservam os seus privilégios e impunidades. Por isso, voto nulo: quero expressar com meu voto que sou contra a podridão e não contra este ou aquele político corrupto.

Porque não quero votar em nulidades.

Os “representantes do povo” são apenas uma parte do governo. Devem fazer as leis em “nome do povo”, mas agem em seu próprio nome e no interesse de quem financiou as suas campanhas. Aceitam, passivamente, que o executivo legisle. O executivo deveria respeitar a vontade do povo, mas respeita, na verdade, a lei do mais forte.

O sistema judicial, infelizmente, que deveria ser a última barreira contra o arbítrio, julga por conveniência, apenas pelo direito positivo, seja legítimo ou não, justo ou não. Desconhece ou esqueceu os princípios da justiça, da equidade e da livre expressão das vontades nos contratos.

Em resumo: os cidadãos que ocupam cargos públicos se anulam perante a força dos poderosos.

Então, porque votar em nulidades?

Porque se sou contra a pena de morte, não tenho que eleger o carrasco.

Seria inconcebível que alguém que é contra a pena de morte participasse na eleição do carrasco, não é verdade?

Já imaginou se o argumento fosse o de escolher um carrasco mais simpático… ou mais humano?

Votar Nulo resolve?

Não, mas já é um começo. É um recado claro de que já sabemos que não adianta só eleger. Que queremos fiscalizar, que queremos voto optativo, que queremos o fim da impunidade, que queremos poder demitir quem nos enganou, que queremos votar as nossas leis, que queremos menos impostos, menos governo, que queremos partidos responsáveis, que queremos poder eleger candidatos independentes. Queremos ser cidadãos e não súbditos. O voto nulo é apenas um recado. É apenas um começo. Mas é algo. É o início de uma tomada de consciência.

VOTO NULO !  VOTO ÚTIL !

Quero que o meu voto seja útil. Não utilizado por este ou aquele candidato para “organizar” a sua vida e a vida dos seus cúmplices. Útil para dizer que não concordo mais com tanta impunidade, tanta corrupção e tanta podridão!

Quero: reforma política e jurídica. Já!!!

(António Casteleiro)

www.antoniocasteleiro.com

” Aceito os ignorantes ! Não aceito os que ignoram a própria ignorância. ” (António Casteleiro)