Home » Dicas

Dicas-Não deixe roubar a moto!

9 Novembro 2006 27.009 views Não Commentado

antonio casteleiroDurante o Verão, muitas concentrações de motos por todo o país aumentam o número de ocasiões para o ataque dos ladrões.

Leia os nossos conselhos, indicados tanto para mociclistas novos como para veteranos. Se seguir todos eles, dificultará qualquer tentativa de roubo e facilitará a recuperação da sua moto e/ou peças no caso de um roubo chegar a acontecer.

Tranque a direcção. A maioria dos roubos ocorre quando a ignição está desligada mas a direcção não está trancada.

Prenda as rodas ou os discos de travão com um cadeado de corrente colorido. As cores vão chamar a sua atenção e vão lembrá-lo de tirar o cadeado antes de arrancar (!) e, à distância, qualquer ladrão verá que a sua mota está protegida.

Se estiver a viajar com outros motociclistas, prenda a sua moto com as outras quando estiverem parados.

Se estiver a viajar sozinho, prenda a sua moto a um objecto que não possa ser movido facilmente, como por exemplo, um poste de iluminação pública.

Quando estiver em viagem e passar a noite num hotel, estacione a sua moto num local que as câmaras de segurança de rua apanhem. Se isto não for possível, tente estacionar a moto perto do seu quarto, o que permitirá ouvir qualquer ladrão a mexer nela ou a tentar ligá-la.

Mantenha-se atento. Quando estacionar num evento público, olhe para a sua moto frequentemente, especialmente imediatamente após parar, garantindo que não há pessoas com aspecto suspeito por perto. Os ladrões precisam de apenas 2 minutos para roubá-la. Não lhes dê a oportunidade.

Não guarde o livrete no porta-bagagem, nem nas bolsas laterais, nem em nenhum outro local da moto! O local mais seguro para este documento é consigo.

Mantenha o registo de propriedade e a apólice de seguro consigo. Em caso de roubo, estes documentos rapidamente o identificam como dono e permitem que as autoridades ajam imediatamente.