Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. (antónio casteleiro)           SEJA SOCIAL          PARTILHE este blog           COMENTE individualmente os textos ou passe pelo LIVRO DE VISITAS ...


Home » Dicas

Dicas-Segurança Ativa e Passiva

12 Outubro 2006 39.217 views Não Commentado

antonio casteleiroO motociclista deve ter em mente dois tipos de segurança: ativa e passiva.

A mais importante das duas é a ativa, porém a passiva é um complemento da outra.

O que é isso? Você usa capacete, luvas, botas, óculos, roupas de couro e etc… Isso é a segurança passiva. Logo a segurança passiva é tudo aquilo que você usa naturalmente com a intenção de proteger-se de uma queda ou acidente, sem que haja a preocupação de “aprender” alguma técnica ou manha.

A segurança passiva é normalmente parcialmente obrigatória por lei, e ponto de orgulho para o motociclista experiente. São os equipamentos utilizados.

Você sabe usar bem a moto, derrapar controladamente, dominar sua máquina, respeitar seus próprios limites de velocidade e experiência, respeita a moto e suas limitações,… enfim, respeita o trânsito, sabe como agir em determinadas situações… isso é a segurança ativa.

A segurança ativa é o que salva sua vida no trânsito selvagem de hoje, ou nas estradas. Não adianta usar capacete, se você colocar sua cabeça na frente das rodas de um camion. Mas o capacete tira você de situações  de distração. Ele ajuda a proteger sua cabeça, mas quem a protege é a sua capacidade de não se colocar em situações de risco. O “quente” é não cair.

 

Licença Creative Commons   Este trabalho de Antonio Casteleiro, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.antoniocasteleiro.com

   Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam respeitar uma opinião contraria. Antonio Casteleiro.