Home » Dicas

Dicas-Segurança Ativa e Passiva “Luvas”

17 Outubro 2006 27.733 views Não Commentado

antonio casteleiroLUVAS

Pilotar sempre de luvas, além de ser bonito, livra as suas mãos de danos quase irreparáveis em caso de acidente. Imagina sua mão toda “ralada”, quase no osso. Não é melhor rasgar uma luva?
TOMBOS

Costumo dizer que só não cai,… aquele que não se levanta. Estamos nos equilibrando em duas rodas, fazendo curvas, andando nas laterais dos pneus e tal… Cair é uma conseqüência desagradável porém lógica.

Aprender truques em uma queda, pode salvar sua vida.
Sempre visualize mentalmente um acidente. O que você faria em determinada situação.

Isso chama “reflexo condicionado”. Você condiciona seu sub consciente a fazer determinadas coisas em situações limite, apenas idealizando. Isso significa que você quer cair?! Não,… apenas se prepara mentalmente para o dia que isso aconteça.

Caiu na rua, em pleno trânsito urbano. Corra, se arraste para as laterais da pista (observando o trânsito é claro). O tombo normalmente não mata, mas o carro que vem atrás sim. Corra para o meio fio.

Procure sempre deslizar no asfalto. “Ralar” é melhor que se quebrar. Além disso, quando você rola, se desorienta,… e desorientação é tudo de que você menos precisa no momento de uma queda.

Outro bom motivo para evitar rolar, é por que o peso do capacete somado ao peso da sua cabeça e o atrito com o chão podem QUEBRAR seu pescoço. Acredite,… deslizar é sempre melhor. A posição mais correta, é de braços ligeiramente abertos, com a cabeça também ligeiramente afastada do chão.

Largue a moto em caso de deslize. Ela por ser muito mais pesada do que você, te arrastará por muitos metros. Enquanto que você, deslizará muito menos sozinho.

Evite batidas frontais. Deslizar a moto controladamente é sempre melhor. Viu que não vai dar para travar ou desviar, melhor apertar o travão traseiro, deitar a moto e deixar deslizar