Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. (antónio casteleiro)           SEJA SOCIAL          PARTILHE este blog           COMENTE individualmente os textos ou passe pelo LIVRO DE VISITAS ...


Home » Dicas

Dicas-Não deixe roubar a moto!

9 Novembro 2006 26.555 views Não Commentado

antonio casteleiroDurante o Verão, muitas concentrações de motos por todo o país aumentam o número de ocasiões para o ataque dos ladrões.

Leia os nossos conselhos, indicados tanto para mociclistas novos como para veteranos. Se seguir todos eles, dificultará qualquer tentativa de roubo e facilitará a recuperação da sua moto e/ou peças no caso de um roubo chegar a acontecer.

Tranque a direcção. A maioria dos roubos ocorre quando a ignição está desligada mas a direcção não está trancada.

Prenda as rodas ou os discos de travão com um cadeado de corrente colorido. As cores vão chamar a sua atenção e vão lembrá-lo de tirar o cadeado antes de arrancar (!) e, à distância, qualquer ladrão verá que a sua mota está protegida.

Se estiver a viajar com outros motociclistas, prenda a sua moto com as outras quando estiverem parados.

Se estiver a viajar sozinho, prenda a sua moto a um objecto que não possa ser movido facilmente, como por exemplo, um poste de iluminação pública.

Quando estiver em viagem e passar a noite num hotel, estacione a sua moto num local que as câmaras de segurança de rua apanhem. Se isto não for possível, tente estacionar a moto perto do seu quarto, o que permitirá ouvir qualquer ladrão a mexer nela ou a tentar ligá-la.

Mantenha-se atento. Quando estacionar num evento público, olhe para a sua moto frequentemente, especialmente imediatamente após parar, garantindo que não há pessoas com aspecto suspeito por perto. Os ladrões precisam de apenas 2 minutos para roubá-la. Não lhes dê a oportunidade.

Não guarde o livrete no porta-bagagem, nem nas bolsas laterais, nem em nenhum outro local da moto! O local mais seguro para este documento é consigo.

Mantenha o registo de propriedade e a apólice de seguro consigo. Em caso de roubo, estes documentos rapidamente o identificam como dono e permitem que as autoridades ajam imediatamente.

Licença Creative Commons   Este trabalho de Antonio Casteleiro, está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.antoniocasteleiro.com

   Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Este blog é um espaço de análise e opinião. Da minha análise sobre factos e coisas do dia-a-dia, e da opinião que à cerca delas vou construindo. Sobre o que escrevo, muitos dos que me lerem estarão de acordo e muitos outros discordarão. Não há mal nenhum nisso. Assim uns e outros saibam respeitar uma opinião contraria. Antonio Casteleiro.